sábado, 10 de dezembro de 2011

Café da manhã de Natal

Aqui na Suécia as empresas comemoram o Natal de maneira diferente da nossa no Brasil. Pelo menos esta está sendo a minha percepção.
Quinta-feira eu e a Marcelle fomos convidadas por um colega que é consultor na Volvo à participar do café da manhã de Natal da empresa dele num bairro próximo chamado Lindholmen. O bairro é bem bonito e tem uma área com prédios empresariais, faculdade de tecnologia e escola.
7h15 da manhã eu e a Marcelle já estavamos lá no ponto em que descemos do ônibus tentando encontrar a direção que tínhamos que caminhar pra chegar no lugar. Rimos um monte porquê QUANDO que íriamos embarcar numa 'roubada' dessas a essa hora da manhã no Brasil? Ah, e não esqueçam que aqui nesse horário ainda tá bem escuro.
Mas pra nossa felicidade rapidinho achamos o caminho certo, chegamos lá e encontramos com vários colegas. Lugarzinho pra deixar os casacos, brindes, e comida.
O que estava sendo servido era o Glögg que é uma bebida muito parecida com o nosso quentão. A princípio pode soar estranho tomar quentão no natal, mas se fizer a relação de que bebemos quentão no inverno e aqui o natal é no inverno, aí a coisa faz bem mais sentido. A diferença são os temperos usados, aqui pelo que entendi não vai cravo e nem sempre tem álcool, então não tinha problema beber logo de manhã cedo. Eles também acrescentam uva passa e um tipo de castanha. Eu só achei mais doce que o quentão, o que foi bem interessante, porque os doces aqui geralmente são menos doces que no Brasil.
Além do glögg tinha uma mesa de pão, manteiga, queijo, presunto, ovo e sucos. Uma mesa com café e uma outra mesa especial em que estavam servindo um prato muito parecido com o nosso arroz doce. A parte importante é que quem tava servindo o arroz e que também organizou todo o café é uma ex-participante e vencedora de uma edição do Survival aqui na Suécia. 
Comemos, conversamos e fomos pra Volvo de carona com um dos colegas. Apesar do empenho de manhã bem cedo, adorei a experiência.

4 comentários:

  1. Este café da manhã natalino foi na Quinta ou na Sexta?
    E poxa, achei super legal a ideia.
    Aqui rola mesmo aquele tradicional Amigo Oculto, toda pataquada de dar presente para pessoas que não se tem intimidade neste tipo de assunto. Normalmente em restaurantes formais ou bares.

    Sou muito mais uma roubada destas pela manha, um quentãozinho gostoso, queijo pao e manteiga :D NHAM

    ResponderExcluir
  2. E arroz doce servido por uma 'celebridade' :P
    Ah, preciso deixar claro que por aqui a gente não acha o nosso pãozinho de trigo. É tudo tipo 'pão caseiro' grande, alguns são pequenos. São colocados enrolados numa toalha encima de uma tábua específica pra pão que tem um esquema pra guardar os farelos. Cada um vai lá e corta a sua fatia. A maioria deles não é branco como também estamos acostumados.

    ResponderExcluir
  3. adele, o arroz doce eh o rice pudding nao? aqui te alem do vanilla ( o sabor que a gente conhece no brasa), aqui tem de maca, manga e ate maracuja. yummy!!!

    ResponderExcluir