domingo, 4 de dezembro de 2011

Busão

Aqui na Suécia todo mundo dirige devagarzinho e com extremo cuidado. Parecem ser super conscientes em relação ao bom funcionamento do trânsito. 
Mas quinta, como de costume, 5 pessoas do meu projeto, incluindo eu, estávamos no mesmo ônibus em direção à Arendal. Nos primeiro terço do trajeto BUM... Um caminhão bi-trem (Scania) vindo de uma entrada na rodovia simplesmente decide entrar na pista que o ônibus estava. Bateram as duas laterais na frente. Eu que estava sentada no bando do fundo e bem de frente pro corredor tive sorte de ser rápida em me segurar, senão teria ido longe. O Mariusz, colega que estava do meu lado, bateu com a perna na proteção da frente e chegou a fazer um pequeno corte. 
Passado o susto e concluindo que entre mortos e feridos salvaram-se todos todo mundo twitando. Muito engraçado. Inclusive, como os suecos gastam tempo com seus smartphones enquanto estão nos ônibus, parece até que o mundo não acontece enquanto estão dentro do busão.
Mas o mais interessante mesmo é que barulho dentro do ônibus só dos 3 brasileiros que estavam ali (eu, Marcelle e Ricardo) o resto todo quieto. Ninguém nem se incomodou de ir falar com o motorista pra saber o que estava acontecendo, ficamos assim por 30min. Nesse meio tempo veio um carro da empresa de transporte, uma viatura da polícia e por último o ônibus reserva pra nos levar pro destino.
E o mais incrível mesmo foi a organização e silêncio com que todos se levantaram e trocaram de ônibus. Nenhum barulho, nenhum alvoroço, todo mundo caminhando quieto e sem pressa pra entrar no outro ônibus, sentando e organizando-se. Depois que o segundo ônibus arrancou e continuou viagem parecia que nada havia acontecido. É até engraçado se compararmos essa situação com a do outro dia em que o motorista esqueceu de entrar numa rua. 
Começamos a comparar como seria essa situação se fosse no Brasil: todo mundo já teria descido do busão o mais rápido possível, uma meia dúzia já estaria conversando com os motoristas e até com os policiais, outras pessoas perguntando o que tinha acontecido, todo mundo dando palpite e opinião. Um alvoroço pra trocar de busão e aquele barulho infernal bem característico dos brasileiros. 
Devo admitir que aqui é mil vezes mais civilizado, mas que senti falta do alvoroço nosso de cada dia que é muito mais engraçado.


Göt hoje: 4°C, sensação de -1°C, vento de 12mps

Um comentário: