terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Stockholm (parte II)

Continuando de onde parei... Olhem o que é esse teatro! Eu só imagino como deve ser por dentro.






Aqui na frente do Parlamento tem esse obelisco de vidro. Não deu pra tirar foto, mas no fundo tem os restos do muro que protegia a cidade na época medieval. 






Visitamos o muro no Museu Medieval que fica ali embaixo.





Esse é um mapa mundi de 1448, no qual o norte fica embaixo e o sul fica encima!


Esse museu tem vários artefatos e reproduções de utensílios usados na Idade Média, e cada um tem sua explicação, então pra colocar uma ou outra coisa vai ficar sem sentido e colocar tudo é demais.
Depois do museu e muita bateção de perna, eu e a Marcelle fomos direto pro hotel descansar. Dessa vez ficamos em um hotel com os pontos do hotel onde estamos. Hotel bem confortável, próximo do centro e da CentralStation e sem gente estranha pra dividir o quarto. Ah, e com café da manhã animal. :D
Na manhã de domingo fomos em direção ao City Museum, já que o ticket do Museu Medieval nos dava o direito de entrar nesse outro museu também. Mas pra chegar lá tínhamos que caminhar um bom pedaço e atravessar a ilha Gamla Stad (Cidade Velha). As construções nessa ilha são lindíssimas e muito antigas e as ruas bem estreitas.












Ah, como na sexta anterior foi feriado de Dia de Reis por aqui, todo mundo desmontou as árvores de natal, e como árvore de natal aqui é de verdade, colocaram tudo junto da árvore da praça pra serem recolhidas pelo lixeiro.



Domingo tava mais 'agradável' que no sábado, que tava marcando -3°C.



Esse é o StadsMuseum, ou Museu da cidade. Sinceramente não curti muito apesar de falar bastante sobre a evolução da cidade, mas já tinha visto bastante à respeito em outros lugares, mas também não deu tempo de ver tudo...talvez tive o azar de ir olhar bem o que não era interessante.




Ah e do ladinho do museu um cartaz sobre aulas de capoeira com o mestre Boquinha!!





Vai dizer!?


Depois do museu fomos pro Palácio Real ver a troca da guarda.
O palácio também fica no Gamla Stad e esses aí também são construções típicas da ilha, mas do outro lado dela e do ladinho do palácio um árvore de natal gigante e linda.












Aqui tá o primeiro vídeo da troca da guarda, no youtube dá pra ver minha lista inteira. Mas depois de ver a troca da guarda na Dinamarca, a da Suécia até perde a graça. É bem mais curto e com encheção de linguiça com os caras tocando marchinhas. Mesmo assim é bonito.


Ali pertinho do palácio tem essa praça com vários cafés e restaurantes. Fui comprar um cafézinho ali pra me esquentar e olha que engraçado a quantidade de menus em idiomas diferentes que tinha na frente de um dos restaurantes.





Último post sobre Stocolmo amanhã, sem falta.

4 comentários:

  1. Gente, que miseria de pessoas na rua em um sabado!
    Ta certo que é frio pra burro, mas tem fotos que parece estar um deserto!

    Eu adorei a ideia de unir as arvores de natal para o lixeiro. Super civilizado e inteligente.

    Eu AMEI as construçoes, Lindissimas!

    O Museu subterraneo entao?! :O Ate liguei pra fofocar pro pai eheehehe

    ResponderExcluir
  2. Curiosidade: sabia que o nosso mapa mundo atual está posicionado com os países mais poderosos na metade de cima do mapa? o mapa poderia ser perfeitamente representado com o sul no topo. Outra questão é que na planificação do globo para o mapa, existe uma deformação dos países representados no emisfério norte do mapa. Eles apresentam uma deformação que aumenta o seus tamanhos reais.

    Ooooo tu ficou muito perfeito como rei/rainha hehehehhehe mesmo cabelo da cabeça de traz hahahahaha Muito bom !!!

    Só um comentário do Stockholm (parte I): eu consigo escutar a tua risada na foto que tu passa a mão na bunda da estátua hahahahhahahaha

    ResponderExcluir
  3. Eu ri pra caralho na estátua, no leãozinho, no cavalinho e em outras que não coloquei aqui. O que a gente mais faz é zoar com estátuas e afins :P

    Pois é né, porque o Norte é pra cima e o Sul é pra baixo? É tudo só uma questão de referência, não TEM que ser assim. E sobre essa deformação eu já sabia, se olharmos no globo os países são bem menores.

    ResponderExcluir